quinta-feira, 18 de junho de 2009

CAMPEONATO DE JOGOS MATEMÁTICOS

Durante o período da manhã, os alunos da E.B. 2,3 de Lamego tiveram a possibilidade de evidenciar algumas das competências matemáticas ao participarem no Campeonato de Encerramento do Clube de Matemática. "Rummikub", "Abalone", "Quarto" e "Ouri" foram os jogos que integraram este evento.
Os resultados e algumas fotos desta actividade irão, muito em breve, ser publicados neste espaço.
Está Atento!
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domingo, 14 de junho de 2009

sexta-feira, 12 de junho de 2009

quinta-feira, 11 de junho de 2009

NÚMERO DE PARTIDAS DISPUTADAS


A Joana e o Ricardo disputaram um jogo no qual são atribuídos 2 pontos por vitória e é retirado 1 ponto por derrota. Inicialmente cada um tinha 5 pontos.
Se o Ricardo ganhou exactamente 3 partidas, e a Joana no final ficou com 10 pontos, quantas partidas terão eles disputado?

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quarta-feira, 10 de junho de 2009

JOGO PLUMBER 2

Nestes feriados, desafio-te a jogares o PLUMBER2 e a conseguires ultrapassar o maior número possível de níveis.
Poderás utilizar os comentários para indicares o nível que atingiste.

Clica na imagem para jogares!

O objectivo é conseguir montar uma ligação, desde a válvula até ao limite, com as canalizações que te são dadas. Quando a ligação da tubagem estiver completa, roda a válvula e vê o que acontece.

sugerido por brincomat.blogspot.com
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"FUNNY MATHS" e o DIA de PORTUGAL


DIA de PORTUGAL, de CAMÕES e das COMUNIDADES PORTUGUESAS


Dia de Portugal Jose

segunda-feira, 8 de junho de 2009

MÉDIA DE IDADES


Tenho quatro filhos: Carolina, Paula, Sandra e Diogo.
A média das idades das minhas filhas é 11 anos, mas a média das idades dos meus quatro filhos é 10 anos.
Que idade tem o meu filho Diogo?

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domingo, 7 de junho de 2009

OS MAC´s E RESPECTIVOS ANIMAIS

O velho MacDonald tinha uma quinta tal como o velho MacAlpine e o velho MacManus.

Com as pistas indicadas, consegues descobrir quantas vacas, porcos e cabras tinha cada agricultor na sua quinta?

Pistas:

1. O velho MacDonald tinha mais cabras, mas menos porcos que o velho MacAlpine; ambos tinham mais do que uma vaca.

2. O agricultor que tinha duas vacas tinha três porcos.

3. Cada agricultor tinha 6 animais e diferentes quantidades de cada tipo de animal.

in Matemática6.no.Sapo

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MASTERMIND: COMBINAÇÕES de CORES

Clica na imagem para jogares!
Podes escolher entre 3 níveis de dificuldade.
Consulta as regras, antes de começares a jogar!
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sexta-feira, 5 de junho de 2009

MONGES vs CANIBAIS


Clica na imagem e ajuda os 3 monges e os 3 canibais a atravessar o rio...
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"HOME": FILME COM O AMBIENTE EM PANO DE FUNDO


Vê este maravilhoso filme na Internet.
"HOME foi feito para ti: compartilhá-lo é agir para o bem do planeta."
Yann Arthus-Bertrand
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"FUNNY MATHS" E O AMBIENTE


Dia Mundial Do Ambiente Jose

quarta-feira, 3 de junho de 2009

NÚMEROS CAPICUA



Um número capicua ou número palíndromo é um número que lido da esquerda para a direita ou da direita para a esquerda é igual.
Observa alguns exemplos de números capicua: 77, 434, 6446, 82328.
Para se obter um número capicua, a partir de outro, inverte-se a ordem dos algarismos e adiciona-se com o número dado, um número de vezes até que se encontre um número capicua. Observa o exemplo! Partindo do número 84: 84+48=132; 132+231=363, que é um número capicua.
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segunda-feira, 1 de junho de 2009

DIVERTE-TE COM O "FUNNY MATHS" !

Clica na imagem para jogares!


Hoje, o "Funny Maths" propõe-te um conjunto de jogos, associando-se, deste modo, ao Dia Mundial da Criança.
in Matemática ao virar da esquina
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domingo, 31 de maio de 2009

EXPRESSÕES NUMÉRICAS COM NÚMEROS INTEIROS


Clica na imagem e resolve o desafio proposto.

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sábado, 30 de maio de 2009

OPERAÇÕES BÁSICAS DE ARITMÉTICA


Clica na figura e joga, efectuando cálculos aritméticos.

Procura obter a melhor pontuação.

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quinta-feira, 28 de maio de 2009

INTERSECÇÃO DE CIRCUNFERÊNCIAS

Dispõe os números 1 a 6 sobre as intersecções por forma que cada circunferência perfaça a mesma soma.
in 100 Jogos Numéricos de Pierre Berloquin
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terça-feira, 26 de maio de 2009

NÚMEROS IGUAIS, RESULTADOS DIFERENTES ...


Coloca entre os algarismos "2" os sinais aritméticos + , - , x , : , ( ) , de modo a obteres as igualdades.
in 100 Jogos Numéricos de Pierre Berloquin, sugerido pela Carla Silva do 5º10
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sábado, 23 de maio de 2009

E DEPOIS DAS PROVAS DE AFERIÇÃO ...

Depois das grandes emoções das Provas de Aferição, voltas a ser posto à prova através de mais enigmas, desafios e charadas.
Procura responder a estas actividades propostas pelo "Funny Maths", enviando os teus comentários.
Continuação de BOM TRABALHO!
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A CORRIDA

Numa corrida, o corredor com o dorsal 52 ultrapassou o corredor que ia em segundo lugar. Logo de seguida cortou a meta.


Em que lugar ficou o corredor com o dorsal 52?

in Férias GAILIVRO 6 . Matemática Do 6º para o 7º ano, de Manuel Afonso
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QUEM PARTIU O JARRÃO?

A D. Alice tem quatro filhas: a Ana, a Bárbara, a Catarina e a Dália.

Na terça-feira, ao chegar a casa, viu o seu lindo jarrão partido.

Quem o terá partido?

Diz a Ana: "Foi a Bárbara. Eu não fui!"

Diz a Bárbara: "Foi a Catarina. Não foi a Ana."

Diz a Catarina: "Fui eu. Não foi a Bárbara."

Diz a Dália: "Foi a Ana. Não foi a Catarina."


As meninas tinham combinado baralhar a mãe para não serem descobertas.

Assim, combinaram que cada uma delas dizia duas frases, uma verdadeira e outra falsa.

Mas a D. Alice conhece bem as suas filhas e descobriu a combinação que tinham feito.

Afinal quem partiu o jarrão?
in Férias GAILIVRO 6 . Matemática Do 6º para o 7º ano, de Manuel Afonso
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quarta-feira, 20 de maio de 2009

PROVA DE AFERIÇÃO DE MATEMÁTICA - 2009 - 2º CEB


Cerca de duas centenas de alunos do 6.º ano de escolaridade da E.B. 2, 3 de Lamego realizaram, esta manhã, a Prova de Aferição de Matemática.

Para visualizares a referida prova, clica na imagem seguinte.


O GAVE já disponibilizou os critérios de classificação.
Se quiseres visualizar a prova devidamente resolvida, clica na imagem seguinte.

PROVA DE AFERIÇÃO DE MATEMÁTICA - 2009 - 1º CEB

Os alunos do 4.º ano de escolaridade do Agrupamento Vertical de Lamego, à semelhança do que aconteceu em todo o país, foram, pela primeira vez, submetidos a uma prova nacional de Matemática.

Para visualizares a Prova de Aferição do 1º CEB - 4º ano, clica na imagem seguinte.


O GAVE já disponibilizou os critérios de classificação.

Se quiseres visualizar a prova devidamente resolvida, clica na imagem seguinte.

terça-feira, 19 de maio de 2009

PROVA DE AFERIÇÃO DE MATEMÁTICA - 2º CEB

Amanhã, deves encarar a prova de aferição como mais um momento onde vais tentar fazer o teu melhor. Para tal, deves estar atento(a), concentrado(a) e acima de tudo manter-te calmo(a).
Não te esqueças de ser pontual e de levar todo o material necessário: caneta ou esferográfica de tinta indelével azul ou preta; lápis; borracha; apara-lápis; régua graduada; compasso; calculadora (não é permitido o uso de corrector). Deves levar ainda o Bilhete de Identidade.
Se quiseres treinar um pouco mais, clica na imagem a seguir e resolve a Prova de Aferição de 2008.

BOM TRABALHO!

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domingo, 17 de maio de 2009

PROVAS DE AFERIÇÃO

Informação relativa à Estrutura e ao Conteúdo das Provas do 2.º ciclo do Ensino Básico
Língua Portuguesa e Matemática


Provas de Aferição Jose
in GAVE - Gabinete de Avaliação Educacional
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
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sexta-feira, 15 de maio de 2009

AS IDADES DAS TRÊS IRMÃS

O Senhor Abade perguntou à Dona Maria as idades das suas três filhas.
Ela respondeu: "A soma das idades das minhas três filhas é 13."
Pensativo, o Senhor Abade disse à Dona Maria que a sua resposta não lhe permitia saber as idades das crianças.
- Bem! - respondeu a senhora - O produto das idades das minhas três filhas é igual ao número da porta da casa do Senhor Abade.
Depois de efectuar alguns cálculos e desanimado, o Senhor Abade referiu: "Mesmo assim , ainda não é possível chegar à idade das suas filhas."
E é nesse momento que a Dona Maria dá ao Senhor Abade uma informação muito importante: "A minha filha mais velha adora ouvir música."
Agora sim! O Senhor Abade ficou a saber as idades das três filhas da Dona Maria.
Procura também tu determinar as idades das filhas da Dona Maria!
NOTA: Nos comentários poderás encontrar dicas que te ajudarão na resolução desta charada.
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quinta-feira, 14 de maio de 2009

DOMADORES E TIGRES

Num encontro internacional de artistas de circo, dois domadores de tigres falavam um com o outro.

Dizia o domador chinês: "Dá-me dois tigres e eu ficarei com tantos como tu."

Respondeu o domador italiano: "Dá-me tu dois tigres e eu ficarei com o triplo dos teus".


Afinal, quantos tigres havia e quantos é que cada domador tinha?


Dica: Lê os comentários do desafio "CONTAR OVELHAS..." .

in Férias GAILIVRO 6 . Matemática Do 6º para o 7º ano, cujo Autor é o professor Manuel Afonso,
do Agrupamento Vertical de Lamego
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terça-feira, 12 de maio de 2009

JOGOS INTERACTIVOS


Joga e exercita a tua atenção e concentração!

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sábado, 9 de maio de 2009

CONTAR OVELHAS ...


Um pastor disse ao outro:

- Se te oferecer uma das minhas ovelhas, ficarás com o dobro das que eu tenho. Mas se me desses uma das tuas, ficaríamos com as mesmas.

Quantas ovelhas tinha cada um dos pastores?

in "Brincando com a Matemática"
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sexta-feira, 8 de maio de 2009

NA VÉSPERA DO DIA DA EUROPA ...

Alunos da EB 23 de Lamego "levam" países membros da U.E.a percorrer as principais ruas da cidade.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

"SETE" : NÚMERO FELIZ !

Sabias que também há números felizes?

Por exemplo, o 7 é um número feliz.
Vejamos porquê!
Aplicando, sucessivamente, a regra da soma dos quadrados dos algarismos do número anterior, conseguimos obter o número 1.


Para entenderes melhor porque é que o 7 é número feliz, observa atentamente a tabela ao lado.


Dá exemplo de outros números felizes.



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terça-feira, 5 de maio de 2009

A GALINHA DOS OVOS DE OURO

O Senhor Ambrósio comprou várias galinhas campeãs a pôr ovos. Alimentava-as muito bem, dava-lhes carinho e conversava muito com elas.

Um dia, verificou uma coisa espantosa. A eficiência das galinhas era tal que os ovos passavam para o dobro ao fim de cada minuto. Isto é, ele observou que de minuto em minuto o número de ovos na cesta duplicava. Verificou que às duas horas em ponto (duas horas certas) a cesta estava cheia.

A que horas a cesta de ovos estava meio cheia?

Pista 1: Só é preciso raciocinar.

Pista 2: Ao duplicar 1 passa para 2, como 500 passa para 1000.

Então, a resposta é: (Utiliza o espaço dos comentários para registares a tua resposta. Não te esqueças de explicar o teu raciocínio. Deixa o teu nome!)


in Férias GAILIVRO 6 . Matemática Do 6º para o 7º ano, cujo Autor é o professor Manuel Afonso,
do Agrupamento Vertical de Lamego
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segunda-feira, 4 de maio de 2009

CARACOL PERSISTENTE


Um caracol iniciou a subida de uma pilha de dez tijolos.
Consegue subir quatro tijolos numa hora. Contudo, como o esforço é muitíssimo penoso, tem de dormir a hora seguinte, durante a qual escorrega três tijolos.
De quantas horas necessitará o caracol, para chegar ao cimo da pilha de tijolos?

Este desafio foi sugerido pela aluna Carla Silva do 5º 10 (EB 23 Lamego)

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TABUADA MANUAL


Afinal, há quem utilize as mãos também para multiplicar ...

Vamos determinar o produto de 7 por 6, ou seja, 7 x 6 !

A figura seguinte ilustra o modo como deves utilizar as mãos.


Da mão destinada ao algarismo 7, baixas 2 dedos (o 7 tem duas unidades a mais que o 5);
Da mão destinada ao algarismo 6, baixas 1 dedo (o 6 tem uma unidade a mais que o 5).


Verifica como deves proceder para, através das mãos, chegares ao resultado.


1) O total de dedos que se baixam nas duas mãos representa dezenas (os 3 dedos baixados representam 3 dezenas, ou seja 30);

2) Multiplica agora o número de dedos esticados de uma das mãos pelo número de dedos esticados da outra mão (3 x 4 = 12)

3) Adiciona, por último, os valores obtidos em 1) e 2), ou seja, 30 + 12 e obterás o resultado de 7 x 6.

7 x 6 = 42


Nota: Esta técnica não serve para determinares produtos onde intervenham os factores 0, 1, 2, 3, 4 e 5. É suposto dominares já as tabuadas relativas a esses números!


in profcardy.com
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domingo, 3 de maio de 2009

FUNNY MATHS ASSOCIA-SE AO "DIA DAS MÃES"


O Dia das Mães teve a sua origem no princípio do séc. XX, quando uma jovem americana, Anna Jarvis, perdeu a sua mãe e entrou em completa depressão. Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a ideia de perpetuar a memória da mãe de Annie com uma festa. Annie quis que a homenagem fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas. Em pouco tempo, a comemoração e consequentemente o Dia das Mães se alastrou por todo o mundo.
Em Portugal, o Dia das Mães é celebrado no primeiro domingo de Maio, o mesmo acontecendo emAfrica do Sul, Cabo Verde, Espanha, Hungria, Lituânia e Moçambique.
in wikipédia

sábado, 2 de maio de 2009

"BIG BEN" E AS 12 BADALADAS

O Big Ben demora 30 segundos a dar as 6 badaladas.
Quanto tempo demorará a dar as 12 badaladas?
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Palácio de Westminster - Londres
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Big Ben Tower

sexta-feira, 1 de maio de 2009

quinta-feira, 30 de abril de 2009

CLASSE DE GINÁSTICA: DESFILE

Os alunos de uma classe de ginástica de um clube desportivo vão desfilar depois de um sarau.
- Se desfilarem em filas de 5, ficam 3 alunos na última fila.
- Se desfilarem em filas de 6, ficam 4 alunos na última fila.
- Se desfilarem em filas de 7, não sobra nenhum aluno.
Quantos são os alunos?


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quarta-feira, 29 de abril de 2009

MAIS UM TESTE À TUA MEMÓRIA, ATENÇÃO e CONCENTRAÇÃO ...


O jogo da Memória consiste num tabuleiro com um conjunto de imagens escondidas em que o objectivo é agrupar imagens idênticas.


Nível 1 - Lembro-me de algumas coisas!
Nível 2 - Lembro-me de "resmas" de coisas!

Nível 3 - Estou quase imbatível!
Nível 4 - Sinto-me um "Einstein"!

Clica num Nível para jogares!


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APERTOS DE MÃO NA FESTA DE ANOS DO JOÃO

Para a sua festa de anos, o João convidou cinco amigos – Jacinto, Júlio, Joaquim, Jorge e Justino – para a sua pastelaria favorita, onde encomendaram uns espessos e pegajosos batidos de leite com banana, chocolate, manga, manteiga de amendoim, ananás, morango e baunilha.
Enquanto bebiam os batidos, as mãos começaram a ficar pegajosas.
Rindo a propósito de «bater» com as mãos, eles decidiram passar à prática – apertar, umas nas outras, as mãos pegajosas do batido. E assim cada um dos rapazes apertou uma vez a mão de todos os outros.
Quantos apertos de mão foram dados, no total?
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terça-feira, 28 de abril de 2009

A COLMEIA

Aqui tens um pedaço de uma colmeia – um grupo de sete hexágonos.


Consegues escrever os números de 1 a 7, um em cada hexágono, de forma que a soma nas três linhas que passam pelo centro seja sempre igual a 12?

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segunda-feira, 27 de abril de 2009

CONCURSO "M.B." 2009: MOMENTOS PARA RECORDAR ...

NÚMEROS INTEIROS: MÚLTIPLOS E DIVISORES


"MENTES BRILHANTES" DA E.B. 2,3 DE LAMEGO


Foram 12 as equipas que tentaram brilhar ao mais alto nível, evidenciando, com enorme afinco, as suas capacidades do domínio da matemática.
Vinte e um alunos do 5.º ano e dez alunos do 6.º ano participaram, esta manhã, no concurso “Mentes Brilhantes 2009". As 31 “mentes brilhantes” foram previamente seleccionadas, tendo por base o mérito da sua avaliação do 2.º período e o nível máximo conseguido na disciplina de Matemática.


PARABÉNS A TODOS OS PARTICIPANTES!

ENTRE AS "MENTES BRILHANTES", DESTACARAM-SE:

domingo, 26 de abril de 2009

O GAVIÃO E AS POMBAS


Certo dia, um gavião ao sobrevoar um telhado encontrou nele umas pombas pousadas.
Ao pousar, disse às pombas:
- Olá amigas, mas tantas que são! Devem ser para aí umas 100 ...
Elas responderam:
- Cem não somos mas, nós, outras tantas como nós, mais 1/4 de nós e contigo gavião, 100 pombas serão.
Quantas pombas estariam, afinal, no telhado?

quinta-feira, 23 de abril de 2009

AFINAL, QUEM TERÁ RAZÃO?

O professor pergunta à turma:
- Que altura terá uma coluna formada por todos os milímetros cúbicos contidos num metro cúbico, colocados uns por cima dos outros?
O João responde:
- Será um pouco mais alta que a Torre Eiffel (317 m).
A Filipa acrescenta:
- E até mais alta que o próprio monte Branco (cerca de 5 Km).
Qual dos alunos estará mais próximo da resposta correcta?

sábado, 18 de abril de 2009

A MOEDA MAIS PESADA ...

Entre seis moedas, uma é mais pesada que as restantes.

Podes efectuar apenas duas pesagens para descobrires qual das moedas pesa mais.

Indica como vais proceder.
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Uma charada é um problema cuja solução requer conhecimentos básicos de aritmética.

sexta-feira, 17 de abril de 2009

quinta-feira, 16 de abril de 2009

CONCURSO "MENTES BRILHANTES" - EDIÇÃO 2009

Está já agendada para o 27 de Abril de 2009, a 1ª Edição do concurso "Mentes Brilhantes".
Esta actividade do âmbito da disciplina de Matemática, inserida no Plano Anual de Actividade do AVL, decorrerá na Escola E.B. 2,3 de Lamego e a organização é da responsabilidade do Departamento das Ciências Exactas, Físicas e Naturais.
O mérito da avaliação do final do 2.º período foi o critério seguido para seleccionar os 31 alunos do 5º e 6º ano de escolaridade que irão participar neste evento.
Neste concurso, os alunos vão ser submetidos a três tarefas: I - Jogo do 15 (fifteen); II - Prova com itens de Escolha Múltipla; III - Desafio Matemático.

JOGO do 15
Clica na imagem para treinares!

O computador não te deixa vencer, mas se conseguires o empate (draw, em inglês) é sinal de que estás já a um bom nível.


O Jogo do 15 é um jogo que é disputado por 2 jogadores, jogando um de cada vez. Alternadamente, os jogadores escolhem um número de 1 a 9. Para venceres, tens de obter a soma 15 usando apenas 3 dos números que escolheste. Deves tentar ser tu o primeiro a obter a soma 15, mas não te esqueças de impedir o teu adversário de lá chegar primeiro. Um número só pode ser escolhido uma única vez.

BOA SORTE!

terça-feira, 14 de abril de 2009

NO REGRESSO ÀS AULAS ... TESTA A IDADE DO TEU CÉREBRO!

Este jogo japonês vai mostrar se o teu cérebro é mais jovem ou mais velho que o resto do teu corpo!

Como jogar:

1. Clica em “start”.
2. Aguarda pelo 3, 2, 1.
3. Memoriza a posição dos números e clica nos círculos correspondentes, sempre do menor para o maior número.
Nota: Começa com o ZERO se ele estiver presente.
4. No final do jogo, o computador vai dizer a idade do teu cérebro!!!
Boa sorte!

Clica

aqui ou na figura acima, para jogares.

Diz qual foi o teu resultado!

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