sexta-feira, 19 de junho de 2009
quinta-feira, 18 de junho de 2009
CAMPEONATO DE JOGOS MATEMÁTICOS
domingo, 14 de junho de 2009
sexta-feira, 12 de junho de 2009
quinta-feira, 11 de junho de 2009
NÚMERO DE PARTIDAS DISPUTADAS

Se o Ricardo ganhou exactamente 3 partidas, e a Joana no final ficou com 10 pontos, quantas partidas terão eles disputado?


quarta-feira, 10 de junho de 2009
JOGO PLUMBER 2
Poderás utilizar os comentários para indicares o nível que atingiste.
Clica na imagem para jogares!
O objectivo é conseguir montar uma ligação, desde a válvula até ao limite, com as canalizações que te são dadas. Quando a ligação da tubagem estiver completa, roda a válvula e vê o que acontece.


segunda-feira, 8 de junho de 2009
MÉDIA DE IDADES
Que idade tem o meu filho Diogo?
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domingo, 7 de junho de 2009
OS MAC´s E RESPECTIVOS ANIMAIS

Com as pistas indicadas, consegues descobrir quantas vacas, porcos e cabras tinha cada agricultor na sua quinta?
Pistas:
1. O velho MacDonald tinha mais cabras, mas menos porcos que o velho MacAlpine; ambos tinham mais do que uma vaca.
2. O agricultor que tinha duas vacas tinha três porcos.
3. Cada agricultor tinha 6 animais e diferentes quantidades de cada tipo de animal.
in Matemática6.no.Sapo
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MASTERMIND: COMBINAÇÕES de CORES
Consulta as regras, antes de começares a jogar!
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sexta-feira, 5 de junho de 2009
MONGES vs CANIBAIS


"HOME": FILME COM O AMBIENTE EM PANO DE FUNDO


quarta-feira, 3 de junho de 2009
NÚMEROS CAPICUA



segunda-feira, 1 de junho de 2009
domingo, 31 de maio de 2009
EXPRESSÕES NUMÉRICAS COM NÚMEROS INTEIROS


sábado, 30 de maio de 2009
OPERAÇÕES BÁSICAS DE ARITMÉTICA

Clica na figura e joga, efectuando cálculos aritméticos.
Procura obter a melhor pontuação.
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quinta-feira, 28 de maio de 2009
INTERSECÇÃO DE CIRCUNFERÊNCIAS
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terça-feira, 26 de maio de 2009
NÚMEROS IGUAIS, RESULTADOS DIFERENTES ...


sábado, 23 de maio de 2009
E DEPOIS DAS PROVAS DE AFERIÇÃO ...
A CORRIDA

Em que lugar ficou o corredor com o dorsal 52?


QUEM PARTIU O JARRÃO?



quarta-feira, 20 de maio de 2009
PROVA DE AFERIÇÃO DE MATEMÁTICA - 2009 - 2º CEB
O GAVE já disponibilizou os critérios de classificação.
Se quiseres visualizar a prova devidamente resolvida, clica na imagem seguinte.


PROVA DE AFERIÇÃO DE MATEMÁTICA - 2009 - 1º CEB
O GAVE já disponibilizou os critérios de classificação.
Se quiseres visualizar a prova devidamente resolvida, clica na imagem seguinte.


terça-feira, 19 de maio de 2009
PROVA DE AFERIÇÃO DE MATEMÁTICA - 2º CEB
BOM TRABALHO!


domingo, 17 de maio de 2009
PROVAS DE AFERIÇÃO


sexta-feira, 15 de maio de 2009
AS IDADES DAS TRÊS IRMÃS


quinta-feira, 14 de maio de 2009
DOMADORES E TIGRES

Dizia o domador chinês: "Dá-me dois tigres e eu ficarei com tantos como tu."
Respondeu o domador italiano: "Dá-me tu dois tigres e eu ficarei com o triplo dos teus".
Afinal, quantos tigres havia e quantos é que cada domador tinha?
Dica: Lê os comentários do desafio "CONTAR OVELHAS..." .
do Agrupamento Vertical de Lamego


terça-feira, 12 de maio de 2009
JOGOS INTERACTIVOS
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sábado, 9 de maio de 2009
CONTAR OVELHAS ...

Um pastor disse ao outro:
- Se te oferecer uma das minhas ovelhas, ficarás com o dobro das que eu tenho. Mas se me desses uma das tuas, ficaríamos com as mesmas.
Quantas ovelhas tinha cada um dos pastores?


sexta-feira, 8 de maio de 2009
NA VÉSPERA DO DIA DA EUROPA ...
Alunos da EB 23 de Lamego "levam" países membros da U.E.a percorrer as principais ruas da cidade.


quinta-feira, 7 de maio de 2009
"SETE" : NÚMERO FELIZ !
Por exemplo, o 7 é um número feliz.
Vejamos porquê!
Para entenderes melhor porque é que o 7 é número feliz, observa atentamente a tabela ao lado.
Dá exemplo de outros números felizes.
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terça-feira, 5 de maio de 2009
A GALINHA DOS OVOS DE OURO

Um dia, verificou uma coisa espantosa. A eficiência das galinhas era tal que os ovos passavam para o dobro ao fim de cada minuto. Isto é, ele observou que de minuto em minuto o número de ovos na cesta duplicava. Verificou que às duas horas em ponto (duas horas certas) a cesta estava cheia.
A que horas a cesta de ovos estava meio cheia?
Pista 1: Só é preciso raciocinar.
Pista 2: Ao duplicar 1 passa para 2, como 500 passa para 1000.
Então, a resposta é: (Utiliza o espaço dos comentários para registares a tua resposta. Não te esqueças de explicar o teu raciocínio. Deixa o teu nome!)
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segunda-feira, 4 de maio de 2009
CARACOL PERSISTENTE

Um caracol iniciou a subida de uma pilha de dez tijolos.
Consegue subir quatro tijolos numa hora. Contudo, como o esforço é muitíssimo penoso, tem de dormir a hora seguinte, durante a qual escorrega três tijolos.
De quantas horas necessitará o caracol, para chegar ao cimo da pilha de tijolos?
Este desafio foi sugerido pela aluna Carla Silva do 5º 10 (EB 23 Lamego)
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TABUADA MANUAL
Afinal, há quem utilize as mãos também para multiplicar ...
Vamos determinar o produto de 7 por 6, ou seja, 7 x 6 !
A figura seguinte ilustra o modo como deves utilizar as mãos.
Da mão destinada ao algarismo 7, baixas 2 dedos (o 7 tem duas unidades a mais que o 5);
Da mão destinada ao algarismo 6, baixas 1 dedo (o 6 tem uma unidade a mais que o 5).
Verifica como deves proceder para, através das mãos, chegares ao resultado.
1) O total de dedos que se baixam nas duas mãos representa dezenas (os 3 dedos baixados representam 3 dezenas, ou seja 30);
2) Multiplica agora o número de dedos esticados de uma das mãos pelo número de dedos esticados da outra mão (3 x 4 = 12)
3) Adiciona, por último, os valores obtidos em 1) e 2), ou seja, 30 + 12 e obterás o resultado de 7 x 6.
7 x 6 = 42
Nota: Esta técnica não serve para determinares produtos onde intervenham os factores 0, 1, 2, 3, 4 e 5. É suposto dominares já as tabuadas relativas a esses números!
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domingo, 3 de maio de 2009
FUNNY MATHS ASSOCIA-SE AO "DIA DAS MÃES"


sábado, 2 de maio de 2009
"BIG BEN" E AS 12 BADALADAS



sexta-feira, 1 de maio de 2009
quinta-feira, 30 de abril de 2009
CLASSE DE GINÁSTICA: DESFILE

- Se desfilarem em filas de 5, ficam 3 alunos na última fila.
- Se desfilarem em filas de 6, ficam 4 alunos na última fila.
- Se desfilarem em filas de 7, não sobra nenhum aluno.
Quantos são os alunos?
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quarta-feira, 29 de abril de 2009
MAIS UM TESTE À TUA MEMÓRIA, ATENÇÃO e CONCENTRAÇÃO ...
O jogo da Memória consiste num tabuleiro com um conjunto de imagens escondidas em que o objectivo é agrupar imagens idênticas.
Nível 1 - Lembro-me de algumas coisas!
Nível 2 - Lembro-me de "resmas" de coisas!
Nível 3 - Estou quase imbatível!
Nível 4 - Sinto-me um "Einstein"!
Clica num Nível para jogares!


APERTOS DE MÃO NA FESTA DE ANOS DO JOÃO


terça-feira, 28 de abril de 2009
A COLMEIA
Consegues escrever os números de 1 a 7, um em cada hexágono, de forma que a soma nas três linhas que passam pelo centro seja sempre igual a 12?
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segunda-feira, 27 de abril de 2009
"MENTES BRILHANTES" DA E.B. 2,3 DE LAMEGO
Foram 12 as equipas que tentaram brilhar ao mais alto nível, evidenciando, com enorme afinco, as suas capacidades do domínio da matemática.
Vinte e um alunos do 5.º ano e dez alunos do 6.º ano participaram, esta manhã, no concurso “Mentes Brilhantes 2009". As 31 “mentes brilhantes” foram previamente seleccionadas, tendo por base o mérito da sua avaliação do 2.º período e o nível máximo conseguido na disciplina de Matemática.


domingo, 26 de abril de 2009
O GAVIÃO E AS POMBAS



quinta-feira, 23 de abril de 2009
AFINAL, QUEM TERÁ RAZÃO?


sábado, 18 de abril de 2009
A MOEDA MAIS PESADA ...


sexta-feira, 17 de abril de 2009
quinta-feira, 16 de abril de 2009
CONCURSO "MENTES BRILHANTES" - EDIÇÃO 2009
O computador não te deixa vencer, mas se conseguires o empate (draw, em inglês) é sinal de que estás já a um bom nível.
O Jogo do 15 é um jogo que é disputado por 2 jogadores, jogando um de cada vez. Alternadamente, os jogadores escolhem um número de 1 a 9. Para venceres, tens de obter a soma 15 usando apenas 3 dos números que escolheste. Deves tentar ser tu o primeiro a obter a soma 15, mas não te esqueças de impedir o teu adversário de lá chegar primeiro. Um número só pode ser escolhido uma única vez.
BOA SORTE!


terça-feira, 14 de abril de 2009
NO REGRESSO ÀS AULAS ... TESTA A IDADE DO TEU CÉREBRO!
Este jogo japonês vai mostrar se o teu cérebro é mais jovem ou mais velho que o resto do teu corpo!
Como jogar:
Diz qual foi o teu resultado!


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