sábado, 14 de março de 2009

O TANGRAM

Clica na imagem e constrói figuras!
O Tangram é composto por sete peças que podem ser posicionadas de maneira a formar um quadrado: 5 triângulos de três tamanhos diferentes; 1 quadrado; 1 paralelogramo obliquângulo.
Além do quadrado, outras formas podem ser obtidas, tendo em conta duas regras: todas as peças devem ser usadas e não é permitido sobrepor as peças.
Um pouco da história do Tangram
A publicação mais antiga de figuras de Tangram que se conhece provém da China (na China, o Tangram é conhecido como Ch'i ch'iao t'u, que significa as Sete Peças da Sabedoria) e data do ano de 1813, ainda que só se conservem edições posteriores a 1815 . Naquela altura, o Tangram já desfrutava de grande popularidade, como jogo de entretenimento. O puzzle estendeu-se rapidamente pela Europa e América, em princípios do séc. XIX, resultado das relações comerciais com a China e foi conhecido como o quebra-cabeças chinês. A partir daí a sua popularidade foi aumentando.

Lenda
Origem do tangran

Diz a lenda que um jovem chinês, ao despedir-se do seu mestre para uma grande viagem pelo mundo, recebeu um espelho com a forma de um quadrado e ouviu:
- Com esse espelho, registrarás tudo o que vires durante a viagem, para me mostrares quando regressares.
O discípulo, surpreso, indagou:
- Como poderei eu mostrar-lhe, com um simples espelho, tudo o que encontrar durante a viagem?
No momento em que fazia esta pergunta, o espelho caiu-lhe das mãos, quebrando-se em sete peças. Então, o mestre disse:
- Agora, poderás com essas sete peças construir figuras para ilustrar o que vires durante a viagem.
E assim o jovem foi ilustrando as figuras que foi vendo e formou o Tangram. Com essa descoberta, os chineses passaram o Tangram para todo o mundo, tendo ficado muito famoso.

quinta-feira, 12 de março de 2009

O QUADRADO DE GARDNER

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O conhecido divulgador da matemática, Martin Gardner, idealizou este quadrado mágico. Propõe-se a uma pessoa que escolha ao acaso um número qualquer do quadrado e o marque com um círculo. A seguir, deve riscar o resto dos números da linha e da coluna do número que escolheu. A operação deverá ser repetida o máximo de vezes possível, sem nunca escolher, como é lógico, um número já riscado.
Ao terminar, terá ficado, em cada linha, um número sem riscar. Independentemente da escolha dos números, a soma dos 5 números que restam é sempre a mesma.

És capaz de descobrir essa soma?

quarta-feira, 11 de março de 2009

24: NÚMERO "MÁGICO" NA EB 2,3 DE LAMEGO

No dia 9 de Março, mais de uma centena de alunos puderam mostrar o seu poder de cálculo mental, participando no XI Campeonato Interno do Jogo do 24.
É de salientar a forma exemplar como todos encararam esta actividade. A sabedoria, o empenho e a concentração manifestada pelos participantes contribuiram para o êxito deste evento.

PARABÉNS A TODOS!

Eis a Clasificação:


O CUBO MÁGICO

O cubo de Rubik, também designado "cubo mágico", é um quebra-cabeça tridimensional, inventado pelo húngaro Erno Rubik, em 1974. Originalmente foi chamado "o cubo Mágico" pelo seu inventor, mas o nome foi alterado pela Ideal Toys para cubo de Rubik. Neste mesmo ano, ganhou o prémio alemão do "Jogo do Ano".
O Cubo de Rubik é um cubo geralmente confeccionado em plástico e possui várias versões, sendo a versão 3x3x3 a mais comum, composta por 54 faces e 6 cores
diferentes, com arestas de aproximadamente 5,5 cm. Outras versões menos conhecidas são a 2x2x2, 4x4x4 e a 5x5x5.
É considerado um dos brinquedos mais populares do mundo.
Cada movimento do cubo transforma uma posição noutra diferente. Sabias que o Cubo de Rubik admite 43 252 003 274 489 856 000 posições distintas?

segunda-feira, 9 de março de 2009

A BARBIE FEZ 50 ANOS!


Que idade terá a Joana?

Perguntou-se a idade à Joana.
Ela respondeu:
- O triplo da minha idade é igual à idade que terei daqui a 22 anos.
Quantos anos tem a Joana?

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