sábado, 14 de março de 2009

O TANGRAM

Clica na imagem e constrói figuras!
O Tangram é composto por sete peças que podem ser posicionadas de maneira a formar um quadrado: 5 triângulos de três tamanhos diferentes; 1 quadrado; 1 paralelogramo obliquângulo.
Além do quadrado, outras formas podem ser obtidas, tendo em conta duas regras: todas as peças devem ser usadas e não é permitido sobrepor as peças.
Um pouco da história do Tangram
A publicação mais antiga de figuras de Tangram que se conhece provém da China (na China, o Tangram é conhecido como Ch'i ch'iao t'u, que significa as Sete Peças da Sabedoria) e data do ano de 1813, ainda que só se conservem edições posteriores a 1815 . Naquela altura, o Tangram já desfrutava de grande popularidade, como jogo de entretenimento. O puzzle estendeu-se rapidamente pela Europa e América, em princípios do séc. XIX, resultado das relações comerciais com a China e foi conhecido como o quebra-cabeças chinês. A partir daí a sua popularidade foi aumentando.

Lenda
Origem do tangran

Diz a lenda que um jovem chinês, ao despedir-se do seu mestre para uma grande viagem pelo mundo, recebeu um espelho com a forma de um quadrado e ouviu:
- Com esse espelho, registrarás tudo o que vires durante a viagem, para me mostrares quando regressares.
O discípulo, surpreso, indagou:
- Como poderei eu mostrar-lhe, com um simples espelho, tudo o que encontrar durante a viagem?
No momento em que fazia esta pergunta, o espelho caiu-lhe das mãos, quebrando-se em sete peças. Então, o mestre disse:
- Agora, poderás com essas sete peças construir figuras para ilustrar o que vires durante a viagem.
E assim o jovem foi ilustrando as figuras que foi vendo e formou o Tangram. Com essa descoberta, os chineses passaram o Tangram para todo o mundo, tendo ficado muito famoso.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores